Sistemas Construtivos

A busca do seu futuro imóvel pode se mostrar um processo bastante complicado. Quando menos espera, você está rodeado de informações técnicas, financeiras, de acabamento e eventualmente: Sistemas Construtivos.

No Brasil, predominam dois sistemas construtivos: Alvenaria Convencional e Alvenaria Estrutural. 

Mas, afinal, qual a diferença entre os dois sistemas?

Alvenaria Convencional

A principal característica da alvenaria convencional está associada ao fechamento das paredes. O emprego de fundações, vigas e pilares, cria primeiramente a base de sustentação, um esqueleto da obra. Sobre esse esqueleto serão erguidas as paredes, e instaladas a infra-estrutura elétrica, hidráulica e acabamentos.

A alvenaria convencional toma mais tempo de execução e como resultado trás vantagens, como por exemplo, não limitar a altura do empreendimento. A principal vantagem é ter a liberdade de poder alterar, cortar ou mesmo retirar paredes internas, customizando o ambientes.

Outro ponto positivo para a alvenaria convencional é a possibilidade de ter grandes vãos. Devido a isso, permite ambientes mais espaçosos e varandas de grande impacto visual. Internamente, permite janelas maiores que valorizam a estética, a iluminação e a ventilação dos ambientes.

Finalmente, como desvantagens, poderíamos listar sobretudo, o maior custo e o volume de entulho gerado.  O entulho, além do efeito ambiental negativo,  precisa ser descartado seguindo regras rígidas, resultando em custos 30% superiores.

Alvenaria Estrutural

Na alvenaria estrutural,  os blocos de concreto é que exercem a função de estrutura da construção.

Alvenaria Estrutural
Alvenaria Estrutural

Isso demanda planejamento prévio e profissionais especializados para fazer os cálculos de carga sobre a estrutura para que o empreendimento seja capaz de suportar seu peso, o peso das lajes e resistir as cargas dinâmicas do usuários/moradores e também as intempéries.

A alvenaria estrutural, reune as funções de estrutura e vedação em um sistema único, racionalizando e padronizando todo o projeto. Os blocos vão sendo encaixados e a parede sobe já com toda a rede elétrica e hidráulica instalada simultaneamente.

Além disso, outra das vantagens do sistema estrutural é também o menor custo e menor tempo de obra, Hoje em dia sistemas de alvenaria estrutural são capazes de sustentar projetos residenciais de até 20 pavimentos.

As desvantagens residem nas limitações ao uso de fachadas que prejudicam a identidade da obra, porque devem ser utilizadas portas e janelas menores, ambientes menores na parte interna do imóvel. A maior desvantagem é a impossibilidade de alterações ou modificações das paredes, visto que a função de suporte de cargas que estas foram planejadas para suportar, restringindo a liberdade de reformas e alterações no projeto.

E você, o que acha do assunto? Entendeu tudo sobre sistemas construtivos? Prefere a alvenaria convencional ou a estrutural? Deixe seus comentários.

Participe da discussão

Compare listings

Comparar