Plantas de apartamentos encolheram
As plantas de apartamentos realmente encolheram. Quem está procurando adiquirir um imóvel na planta ou apenas acompanha os lançamentos do mercado imobiliário, certamente já percebeu essa tendencia.
São duas as razões principais que explicam essa mudança:
-
Redução de custos
-
Mudança de hábitos de convívio
Redução dos custos
A questão da redução dos custos pode ser explicada em parte pela forte valorização imobiliária ocorrida no período 2004 – 2013. Isso se refletiu no aumento dos custos de compra de terreno e analogamente no custo de obra.
Some-se a isso, uma evolução conceitual na arquitetura, que tornou os espaços mais fluidos e úteis, conseguindo assim, excelentes resultados em metragens menores.
As plantas hoje são mais inteligentes, bem pensadas e racionalizadas, sobretudo objetivando aproveitar e dar função a cada metro quadrado disponível.
Mudança de hábitos de convívio
A segunda, está mais relacionada com a mudança nos hábitos das pessoas. Hoje elas são, inegavelmente, muito mais interativas e conectadas.
Tudo acontece em todos os lugares e não há hoje a necessidade de espaços nos quartos para essas interações, elas acontecem dentro do celular.
O novo ritmo de vida: atribulado, imediatista, faz com que as pessoa,s naturalmente se organizem em espaços menores.
O quarto, pois, cada vez mais passa a ter a função única de lugar para dormir.
O foco da casa passou a ser a cozinha, a varanda gourmet ou mesmo as áreas sociais do empreendimento.
Piscinas majestosas, espaços fitness com equipamentos de última geração. Áreas de convívio social para festas ou eventos, espaços gourmets que permitem a experiência de ser Chef por um dia.
Então quando for comprar seu próximo empreendimento, não se assuste com o valor numérico da metragem, há outros fatores a considerar.
ps: Se quiser ver algum tema apresentado em nosso blog, envienos uma mensagem.