Quanto custa ITBI + registro de imóveis em Campinas

Os gastos com documentação e registro ficam em aproximadamente 5% sobre o valor do imóvel. Aproximadamente 1% com tarifas, exatos 2% com ITBI e aproximadamente 2% com registro da documentação, parabens pela realização do sonho da casa própria.

Comprar segundo imóvel com FGTS?
Tenho um imóvel em Campinas e gostaria de comprar um outro em São Paulo pois trabalho a muitos anos na capital, eu posso utilizar o FGTS? Sou muito grato a quem me ajudar!

Não, não pode. As normas do FGTS proíbem o uso da conta do teu FGTS se você já tiver mais de 40% de propriedade de um imóvel mesmo que em outra cidade ou estado.
abraços

devido a duas respostas diferentes que te levam a duvida eis o fundamento legal da minha resposta que comprova que vc sendo proprietário de outro imóvel não pode usar teu FGTS

(Fundamento legal – Lei 8.036/90, art. 20, incisos VII, “a” e § 17)

“Não estar em processo de compra ou ser proprietário de imóvel residencial, concluído ou em construção, financiado pelo SFH, em qualquer parte do território nacional.

Não estar em processo de compra ou ser proprietário de imóvel residencial concluído ou em construção:

1. No município onde exerça sua ocupação principal, nos municípios vizinhos e na região metropolitana;
2. No atual município de residência.
Comprovar tempo de trabalho mínimo de três anos sob regime do FGTS.”

Não há limites. O fundo de garantia pode ser utilizado quantas vezes forem necessárias, desde que não existam impedimentos nem do comprador nem da casa ou apartamento a serem adquiridos.

No caso de trabalhador que não tenha alienado o primeiro imóvel adquirido
no âmbito do SFH, dentro do prazo estabelecido, ou seja, 180 dias, não é
possível a utilização do FGTS no segundo imóvel em virtude do não
cumprimento da cláusula firmada.

Não era permitida a concessão de mais de um financiamento no âmbito
do SFH, ainda que com cláusula de alienação em 180 dias, se os imóveis
se localizassem no mesmo município, o que somente torna possível ao
trabalhador a utilização do FGTS na amortização/liquidação ou no
pagamento de parte do valor das prestações do primeiro financiamento
contratado no SFH.

Qual melhor estrategia para comprar imovel proprio?
Pessoal,
gostaria de uma opiniao de vcs.
A alguns anos atras optei pela seguinte estrategia para comprar meu imovel proprio.
Viver de aluguel, desde que sobrasse dinheiro da minha renda pra q eu juntasse uma boa verba pra comprar um imovel legal ou pelo menos dar de entrada e financiar o resto.
Hj estou chegando a conclusao q juntar dinheiro para comprar a tao esperada casa nao foi um bom negocio, visto que os imoveis em minha cidade estao subindo demais, muito alem do que eu consigo poupar por mes proporcionalmente falando.
Juntar para comprar a vista ja perdi as esperancas, mas sera q ainda vale a pena continuar juntando para dar de entrada e pegar um imovel ou devo imediatamente pegar o q juntei ate agora e ja me afundar num financiamento de uns 30 anos para comprar um lar?
Os imoveis aqui estao disparando demias, moro em Campinas/SP…

O que você constatou na prática é verdade! Os imóveis valorizaram até 60% em algumas cidades nos ultimos 3 anos. Assim, juntar dinheiro distancia voce do objetivo. O financiamento embora longo, cruel e caro ainda é uma alternativa. No decorrer de 30 anos você paga o equivalente a 2 imóveis e meio. Mas pense asim, é bem possível que você, em poucos anos tenha alguma poupança e possa abreviar esse tempo de financiamento. Por outro lado, pagar aluguel deixa voce refem de uma situação pior ainda. Não recomendo a ninguem pagar aluguel.

Participe da discussão

Compare listings

Comparar