9 dicas para vender sua casa – Um guia completo
Nesse artigo, vamos apresentar 9 dicas para vender seu imovel, que estão ao alcance do proprietário e que são fáceis de implementar.
Muitas pessoas, quando chega o momento de vender seu imóvel, ficam com dúvidas sobre como tornar esse processo mais rápido e conseguir o preço justo na transação.
Topicos abordados:
- Documentação
- Conserte o que está precisando
- Cuide de seu pet
- Regrinhas de segurança
- Cuide do Jardim
- Libere Espaço
- Despersonalize o imóvel
- Preço
- Deixe o seu corretor fazer a negociação
Não vamos tratar de fotos e divulgação, afinal, esse é um trabalho e responsabilidade do profissional a ser contratado, bons corretores cuidam desses tópicos em detalhes.
1.Documentação
A primeira coisa que precisa fazer, antes de colocar o imóvel a venda, é verificar a documentação. Muitas vezes a aquisição anterior não foi levada a registro com emissão da matrícula na nova titularidade.
Pendências na documentação podem inesperadamente, cancelar uma venda já acertada. Então nada de surpresas nesse quesito, faça a lição de casa e obtenha a matrícula atualizada, bem como faça todas as verificações necessárias. Se tiver dúvidas, fale com o corretor que escolheu para trabalhar seu imóvel, ele saberá orientá-lo.
2. Conserte o que está precisando
A maiorias das pessoas em busca de um imóvel procura um lugar para morar não por um imóvel que precisa de uma reforma completa.
Para essas pessoas, encontrar pequenos problemas podem ser o detalhe que as façam seguir para o próximo imóvel da lista. Portanto, cuide para que sua casa esteja em ordem, troque lâmpadas queimadas, conserte maçanetas soltas, torneiras pingando e fios soltos.
Não é o caso de fazer uma grande reforma, mas gastar um pouco de dinheiro consertando esses pequenos problemas, esse certamente será um ótimo investimento.
Se mesmo assim resolver renovar o imóvel, não exagere na medida, pois nem toda reforma irá agregar valor ao imóvel.
3. Cuide de seus Pets
Muitas pessoas não se sentem confortáveis na presença de animais, então, por segurança, certifique-se de que seus amados animais estejam fora do imóvel durante as visitas.
4. Regrinhas de Segurança
Certifique-se pois, de que não haja nada no imóvel que possa causar ferimentos, em especial se houver crianças. Da mesma forma, uma vez que está abrindo sua casa para pessoas que não conhece, evite deixar objetos de valor, documentos ou eletrônicos a vista.
5. Cuide do Jardim
Se o seu imóvel tiver áreas externas como jardins e sacadas, certifique-se de que estão bem cuidados e apresentáveis.
Vender uma casa, guardadas as proporções, é como vender um carro. Precisa lavar e dar uma boa encerada para destacar os pontos fortes. Você só terá uma chance para causar uma boa impressão, não a desperdice.
6. Libere espaço.
Limpe primeiramente armários, closets, garagens, porões e depósitos. Certifique-se de que esteja tudo organizado e se possível libere metade do espaço de armários e closets.
Os móveis devem ser dispostos sobretudo, de forma e em locais que tenham um propósito. Menos objetos se traduz em mais espaço, mais luz e cria uma sensação positiva nos interessados.
7. Despersonalize o imóvel
Despersonalizar o imóvel, analogamente, é tarefa obrigatória. Tire porta-retratos, fotos da família e outros detalhes pessoais, especialmente para a sessão de fotos que será feita. Se possível, mantenha assim durante as visitas dos interessados.
A razão para esse procedimento é permitir ao potencial comprador, se imaginar vivendo no imóvel, objetos pessoais impactam negativamente a percepção do interessado e podem resultar em desconforto.
8. Preço
Se não o fator decisivo, a definição correta do preço de venda é um dos mais importantes e não deve ser tratado de forma simplista ou por achismos.
Afinal, se o preço colocado estiver acima do que o mercado entende como correto, seu imóvel ficará pegando poeira na prateleira. Ao contrário se por necessidade ou urgência colocar um preço muito baixo, estará deixando dinheiro sobre a mesa.
Se você não tem certeza do valor do imóvel, contrate um corretor inegavelmente familiarizado com seu bairro.
Uma vez escolhido, confie no julgamento desse profissional e se tiver dúvidas, questione os métodos de valoração utilizados para determinar o preço.
9. Deixe o seu corretor fazer a negociação
Um corretor bem preparado, irá trabalhar previamente a questão do preço, objetivos e necessidades de quem vende. Analogamente, irá também qualificar de forma detalhada a pessoa que pretende comprar seu imóvel. É importante certificar previamente a capacidade financeira do interessado e forma de pagamento, alinhando as expectativas de ambos os lados à realidade do mercado.
Se fez a lição-de-casa, já terá uma boa ideia dos valores das propostas, que eventualmente chegarão até você.